Não é por mal, a gente sabe. Mas tem muita coisa que fazemos com o carro quase sem querer e que se transforma na infelicidade dos consumidores. Vai dizer que você não comete pelo menos um dos pecados abaixo ?

Estercar o volante com o carro parado. Aquele esforço todo para virar a direção só prejudica o sistema. Ao entrar ou sair de uma vaga de estacionamento, faça o carro se mover primeiro. Só um pouquinho já basta.

Acelerar antes de desligar o motor. Ô mania ! Quem faz isso deixa um pouco de combustível não queimado no catalisador. Com o tempo, o líquido acumulado corrói o interior da peça.

Não parar completamente antes de engatar a ré. A pressa de manobrar resulta em engrenagens de transmissão desgastadas e aquele barulho estranho na caixa de câmbio. Sem falar de engates cada vez mais difíceis.

Deixar a mão apoiada no câmbio. Alavanca não é apoio de braço. O peso constante causa o desgaste prematuro do sistema de engrenagens. Como prêmio você ganha uma bela folga no câmbio.

Sair em segunda marcha. Muitos pensam: "Se eu tenho um motor 1.8, por que não sair em segunda ?" A resposta é simples: Porque força demais a embreagem.

Passar com uma roda de cada vez na lombada. Esta muita gente aqui da Tornauto fazia. A melhor maneira de enfrentar uma valeta ou um quebra-molas é passar ao mesmo tempo com as duas rodas de cada eixo. Se não a carroceria sofre uma torção desnecessária, o que pode até causar trincas no chassi.